Momentos em minha vida.
Aprendendo a ser mãe de adolescente.
Que idade linda e ao mesmo tempo tão desafiadora! Recebo muitos pais com dificuldades em lidar com o novo comportamento dos filhos adolescentes.
A terapia vai ajudar o adolescente a passar pelo luto do corpo de criança e se autoconhecer. É possível ter uma transição saudável e os pais podem ajudar muito!
É muito importante que os pais, através da terapia, livros, filmes aprendam mais sobre a adolescência. Minha sugestão é sempre se informar cada vez mais sobre o que seu filho está vivendo para poder ser um bom suporte para ele.
Quanto mais nos informamos, nos tornamos mais capacitados para impor limites com amor e validar os sentimentos dos nossos filhos.
Minha paixão pela educação nasceu aos 5 anos de idade.
Foi quando coloquei um pequeno quadro negro dentro do galinheiro da casa onde eu morava na intenção de ensinar as galinhas. Cresci dentro de uma escola católica onde minha mãe e tias trabalhavam. Todas as férias eu contava os dias para as aulas iniciarem, a escola para mim tinha cheirinho de casa.
Em 1998, tive uma professora americana, Ms. Dyer, que falava cinco idiomas. No instante em que a conheci meus olhos brilharam e eu tive a certeza de que eu queria ser professora. Ela nos ensinou a técnica de manter os "journals" (diários de redação) que pratico até hoje com meus alunos. Como ela, vários outros professores do College me inspiraram a ser apenas um instrumento que ilumina o caminho para o conhecimento.
Há 15 anos sou oficialmente professora e há três anos sou psicóloga. Eu ainda não sei dizer qual é a minha maior paixão, pois nos dois seguimentos em que atuo, eu consigo realizar o meu propósito. Quando eu ajudo um aluno a se conhecer, a encontrar aquilo que gosta de fazer, a minha existência faz sentido.
Lembrança linda do meu primeiro aniversário.
Sou feliz por ter escolhido essa família para viver a experiência humana. Uma experiência de desafios diários, de transformações, de lutas, de alegrias e de uma busca incansável por mim mesma e pela minha missão no mundo.
Recebo todos os dias perguntas de novos pacientes.
A mais frequente delas é: no que um psicólogo pode me ajudar?
Como eu gosto muito de trabalhar filmes e séries em meus atendimentos, hoje venho falar desse filme espetacular que eu nunca canso de assistir. Um filme que ilustra muito bem a atuação do profissional de saúde mental: Good Will Hunting, Gênio Indomável.
Mas afinal, o que faz um psicólogo? Culturalmente e historicamente o psicólogo era visto como aquele que tratava de “malucos”, que dá conselhos e que tem sempre aquela cara de paisagem.
Se entendemos por “maluco” aquele com algum tipo de transtorno psiquiátrico severo, poderíamos dizer que sim, o psicólogo trabalha com maluco. Mas… não apenas com esse público. Este é apenas um dos tipos de atuação do psicólogo.
Se a função de um psicólogo se resumisse apenas a dar conselhos o que diferenciaria essa prática profissional de uma conversa com um amigo ou um familiar?
O psicólogo utiliza das mais atuais técnicas e estratégias para tratar de conflitos como:
• Problemas de relacionamento;
• Problemas de aprendizagem;
• Problemas de identidade e crises existenciais;
• Distúrbios alimentares;
• Depressão e distúrbios do humor;
• Crises, surtos, desequilíbrios emocionais;
• Transição e escolha de carreira;
• Ansiedade e estresse;
• Vícios;
• As mudanças de fases da vida;
• Traumas e bloqueios;
• Ajudar no equilíbrio emocional e bem-estar;
• Aumentar seu autoconhecimento e poder pessoal.
We honored.
We honored N.Y. by decorating our classroom with hand-painted photos by my students from all the school. It was a wonderful experience with them as I was able to share what I know about the city and study the sights and culture of this amazing place!
Nós homenageamos a cidade de N.Y. decorando nossa sala de aula com fotos pintadas à mão pelos meus alunos de toda a escola. Foi uma experiência maravilhosa junto à eles pois pude dividir o que conheço sobre a cidade e estudarmos sobre os pontos turísticos e a cultura desse lugar incrível!
Gratidão por tudo o que me ensinou.
Gratidão por tudo o que me ensinou. Gratidão pela linda jornada e experiência humana juntos. Gratidão por todo amor que recebi.
Te amo, meu pai.
Foi exatamente assim que eu me enxerguei num dos meus momentos meditativos.
Eu não imaginava o tamanho do desafio quando me inscrevi para um mestrado. O sonho de estudar em uma universidade americana acordou e não tive paz enquanto não fiz o que eu tinha que fazer.
Aqui estou eu, na Flórida. Carrego no coração minha família, minha mãe, meu irmão, o Elvis, meus amigos, vizinhos, minha casa tão amada, meus alunos, meu emprego, o país que eu nasci e aprendi a amar.
Novos começos chegaram com um final de muita saudade. Vivi muitos lutos e alegrias. Ainda estou vivendo…
Pode ter certeza, o medo irá nos impedir de ir atrás de todos os nossos sonhos. Falhar e errar são sentimentos muito fortes. E se isso acontecer, tá tudo certo, pois muitos nem tentam.
Neste universo tão próspero e abundante existem inúmeras possibilidades, nós não temos que sonhar pequeno. Tudo é possível! Vc pode conquistar qualquer coisa.
“Ser psicóloga é assumir como parte de mim, o dom de compreender o outro.”
— Sarita Ribeiro